O que é o bot? Aprenda mais sobre esse tema

O que é o“Bot”?

É a abreviação da palavra Robot, que é  um programa de software desenvolvido  a fim de agilizar o serviço pré-definido. Com isso, vamos saber como funciona um Bot, e como criar um para a sua empresa, além de informações sobre Bot usado quando não é benévolo e, sim nocivo para internet.

O software Bot realiza muitas funções em tempo que um humano jamais conseguiria. Por isso, a vantagem desse programa é bem favorável à empresa e principalmente às equipes, pois o programa agiliza muito o serviço e compensa o investimento. Assim como, o programa realiza funções úteis de rotina da empresa.

Entre essas funções, estão o serviço ao cliente, indexação de motores de busca ou mesmo vir em forma malware- onde se usa para obter totalmente o controle de um ou rede de computadores. Portanto, aí entra o espaço para o crime e a fraude cibernética.

O que é o Bot na Tecnologia da Informação (TI)

O bot é a abreviação da palavra em inglês Robot, onde foi desenvolvido um software com o mesmo nome para funções que substituem  o ser humano.

O programa de computador faz serviços comuns dentro de segundos, o que agiliza o cotidiano empresarial e também das equipes.São serviços menores como o de atendimento ao cliente, indexação de motores de busca e o também podem controlar uma rede de computadores da empresa.

Basta ter um profissional da área de TI  para controlá-lo e assim tudo anda nos conformes.

Como funciona o Bot?

 

O Bot funciona logicamente em função de uma rede de internet. Com isso, bots que se comunicam entre eles usam outros tipos de serviço da internet, como por exemplo, as mensagens instantâneas. Como o WhatsApp e Twitter ou através da Internet Relay Chat (IRC).

 

 

Os bots são criados a partir de conjuntos algoritmos matemáticos, que possibilitam realizar os trabalhos. Portanto, existe uma variedade de bots, entretanto, são concebidos de formas diferentes os algoritmos para interceptar as tarefas que foram solicitadas.

Conhecemos agora os tipos de ChatBots- métodos e operações distintas

  • ChatBot baseado em regras é aquele que interage com o humano, dando opções e avisos pré-definidos para que a pessoa escolha.
  • Bot Intelectual é aquele que é independente, que usará a palavra-chave como meio de comunicação entre máquina/humano.
  • ChatBot de IA – é o chatbot que é a combinação do baseado em regras com o intelectual. Com isso, possibilita correspondente padrão, linguagem natural e entre outras vantagens.

Os Tipos de ChatBot que Existem na Rede

 

Aqui, vamos falar dos tipos de Chatbot que conhecemos e suas funções. E também vamos falar do malware que é um bot malicioso, usado para o meio criminológico.

Chatbots

O programa simula a conversa humana automática com perguntas e respostas prontas.

Bots Sociais

 

 

São aqueles que operam nas redes sociais de alguma marca ou de alguém influente com o intuito de gerar mensagens e curtidas automaticamente. Assim também, ganham os seguidores, e eles defendem àqueles que a ideia ou a imagem interessam.

Bots de lojas

São aqueles que observam os humanos quando buscam preço de algum item na internet. Com isso, automaticamente, o bot vai navegar por conta própria e trazer informações do produto e de similares e preços sempre se destacando na sua timeline.

Spider bots/ Web Crawlers

O Bot que trabalha o conteúdo HTML e faz buscas com sentidos no Google.E também consulta todos os SPAM e vírus nos sites e avisam o Google e ao humano quando aparece a busca. Por isso, a bolinha verde quando estamos procurando algo no Google. É a aranha que inspecionou os sites seguros.

Web Scraping Crawlers

É o Bot que permite que trabalhe com a página HTML off-line legítima, assim o usuário pode acessar todos os dados originais. Do contrário, em alguns casos, quando o proprietário não libera em off-line, o bot consegue invadir e fazer raspagem das informações para o usuário em off, mas não são dados legítimos.

Knowbots

Bots que recolhem informações e ou conhecimentos de usuários a fim de fazer buscas no website para a recuperação de preenchimento de alguns critérios.

Bots de Monitoramento

O Bot para fazer consulta e monitorar a saúde do site ou de um sistema. Como, por exemplo, detectar interrupções, vírus e entre outros.

Malware: o mal do meio cibernético

 

 

É o Bot que é programado para hackear informações pessoais, como dados bancários entre outros documentos. A finalidade do malware é causar transtornos cibernéticos, roubos e enviar spams, vírus ao seu computador.

Com isso, o grupo criminoso tem total controle dos dados do seu IP e é onde vazam nudes de famosos, pessoas são roubadas através de compras no cartão de crédito…. Existem muitos crimes cibernéticos, então, se atente.

Como evitar e quais precauções tomar?

 

Existem muitos meios de evitar e precaver seu computador e da sua empresa de malwares. Claro que tem que investir em antivírus que rebatam a invasão de informações. Mas, com certeza, vale a pena, pois cada IP guarda informações que os indivíduos confiam, seja na vida profissional ou pessoal.

 

Então, siga nossas dicas para cuidar da sua rede ou mesmo do seu único IP.

  • Instale um software antimalware
  • Sempre certifique se o software Bot, ou melhor, seu computador todo, está atualizado;
  • Use senha forte e com caracteres que dificultam;
  • Clique somente em links que são de fontes confiáveis;
  • Evite usar site e anúncios não confiáveis;
  • Um firewall faz toda a diferença;
  • Coloque o gestor de Bot.

Conclusão do Bot e Malware

 

O objetivo da nossa agência é destinar seus clientes aos melhores profissionais que entendam da Tecnologia da Informação. No caso do Bot e Malware, nossa equipe é completa e competente, estando pronta para atender a sua empresa, a ajudando a entender o porquê de implantar esse software para agilizar os serviços repetitivos.

Além disso, também trabalhamos com a segurança contra todos malefícios do malware.

Por fim, se sua equipe precisa de um reforço da Tecnologia, nos consulte através do site oficial da nossa agência que é capacitada para solucionar o seu problema.

Este post tem 5 comentários

Deixe um comentário