Guia de como escolher a plataforma de Chatbot

Escolher a plataforma de Chatbot é tão importante quanto qualquer outra escolha da sua cadeia empresarial. O surgimento das plataformas de automação tem muita relação com a facilidade em criar chatbots personalizados para o seu negócio.

Uma pessoa com conhecimento básico em informática consegue aproveitar as vantagens que esse recurso oferece. Nesse cenário, ainda dá para oferecer outros recursos. Como, por exemplo: reset de senha, vendas em sites, etc.

É preciso ter sucesso nessa escolha. Você deve extrair o potencial máximo da ferramenta e utilizá-la para o seu negócio. Por isso, preparamos para você um guia de como escolher a plataforma de Chatbot.

Escolher a plataforma de Chatbot: Como optar pela melhor?

Usar o marketing de conversa com assertividade é um diferencial. Entretanto, é importante lembrar que essas ferramentas não ficam restritas a vendas e a parte empresarial de uma empresa. Atualmente há opções fora disso.

Um bom exemplo é o Isa.bot. Ele ajuda mulheres a reagir a violência doméstica e informar o que aconteceu. Além disso, o Bot Amigo Anônimo auxilia dependentes químicos. Ele permite que encontrem um grupo de recuperação próximo.

Esses dois exemplos mostram o alcance que os Chatbots têm. Também enaltecem os benefícios que oferecem para a sociedade.

Mas, como a sua proposta é usá-lo no seu negócio, confira abaixo 5 dicas para escolher a plataforma de Chatbot ideal.

Nível de segmentação que plataforma de chatbots entrega

Existem plataformas no mercado de todas as formas possíveis. Ou seja, algumas atendem vários segmentos e outras não. Atentar-se a essa questão é crucial. Isso irá garantir que a sua empresa acesse as funcionalidades das quais precisa.

O chatboot não atinge o potencial máximo sem as particularidades necessárias para desenvolver o trabalho. Há plataformas segmentadas e especializadas em determinados assuntos. Essas são ideais para entregar recursos exclusivos.

Embora não seja tão simples, algumas delas atendem um segmento amplo. Como por exemplo: o de vendas. Para essa situação, o melhor é garantir os recursos incluídos nos planos. Vale destacar o pré-venda, venda e pós-venda.

Se o seu negócio exige uma plataforma completa e cheia de funcionalidades, muitas vezes dá para encontrar plataformas que atendem todos os tipos de negócios.

Existem situações em que o principal é dizer “não” para a contratação de um serviço. Portanto, não sinta qualquer medo de recusar uma plataforma. Continue sempre na busca pela melhor opção.

Canais interligação para gerar uma comunicação só

Muito parecido com o marketing digital, o uso de um chatbot pode ser omnichannel. Isso é, que represente uma estratégia baseada em conectar todos os canais. Assim, a experiência do cliente on-line e off-line é satisfatória.

Para o consumidor essa tática é interessante. Afinal, ele consegue satisfazer as suas necessidades como preferir. Além disso, possibilita que seja no momento da preferência dele. Sem considerar local, meio ou mesmo horário.

Na hora de escolher a plataforma de Chatbot preste muita atenção se existe a possibilidade de integrar com todos os canais que você considera relevantes. Afinal, quanto mais canais para comunicação, maior a fidelização dos clientes.

Entretanto, uma grande desvantagem desse tipo de plataforma é o preço muito superior a outras que não contemplam todos os canais.

É fundamental escolher a que mais encaixe na realidade financeira da empresa. Verificar o volume de mensagens em cada canal também pode ser um ponto decisor na hora da escolha. Afinal, não justifica ter uma plataforma que atenda todos os canais pagando 3 vezes o valor, sendo que o fluxo é de 90 por cento em um canal e 10 por cento em todo o resto.

Quantidade e qualidade dos recursos agregados

Há várias plataformas disponíveis no mercado. Algumas entregam apenas a criação de bots. Por outro lado, existem alternativas que possibilitam ter uma série de fatores e são mais completas. Ideais para alguns tipos de negócios.

Se a plataforma não oferecer mais do que criar alguns bots, a empresa precisará investir mais. Ao mesmo tempo, o investimento em diversas ferramentas pode ser alto. Logo, o custo de manutenção também. Tudo isso irá deixar o processo muito oneroso.

É importante oferecer chatbot para WhatsApp e também para outros canais de vendas. Por isso, é fundamental aumentar o leque de opções na plataforma. Por meio disso, o treinamento da equipe é realizado de uma só vez e com agilidade.

 

Relatórios disponibilizados

A mensuração é uma etapa fundamental. Ela deve estar presente na plataforma de bot escolhida. Os dados precisam ser disponibilizados pela ferramenta. Já que permitem ser estudados, analisados e melhorias podem ser aplicadas.

Por exemplo: se a informação desejada pela empresa é medir a quantidade de atendimentos que o bot faz em comparação aos funcionários que executavam a medição, confira se a plataforma oferece para a sua empresa esse relatório.

Um dos maiores erros que existe é a implementação dos bots sem ter o estudo devido. Afinal, o resultado não será tão interessante. Contudo, se for implementado com análises e critérios, a chance de dar certo é bem maior.

Compromisso com as inovações tecnológicas

O quinto ponto é valorização a busca contínua por melhorias que a plataforma deve ter. Em outras palavras, se ela não acompanhou as mudanças tecnológicas e nem alinhou com o comportamento das pessoas, não é uma boa opção.

O seu marketing de vendas não pode ser feito igual era realizado no ano de 2004. Afinal, a geração mudou. A sobrevivência neste mercado depende das melhorias contínuas. Isso não difere da sua empresa, bem como dos stakeholders.

Esses pontos trabalhados ao longo do texto ajudam a escolher a plataforma de Chatbot. Se forem alinhadas às práticas internas e ao engajamento da equipe de trabalho, o potencial máximo da ferramenta será extraído.

 

O que a Agência To Talk faz pela sua empresa?

Em resumo, escolhemos a plataforma de Chatbot faz a conexão da sua empresa com a base de clientes. Com agilidade, personalização, eficiência e eficácia. Sendo assim, uma série de processos são realizados, abaixo confira alguns:

  • Cada necessidade de comunicação é mapeada. Com isso, todo o processo comunicativo é analisado.
  • Identificar os pontos de melhoria;
  • Definição sobre os objetivos do marketing de vendas;
  • Escolha das métricas e ferramentas que se adaptem melhor à necessidade de comunicação que a sua empresa possui;
  • Suporte para todo o período de integração das ferramentas que irão automatizar as conversas com o sistema da empresa;
  • Criação de todo o conteúdo. Tudo de modo personalizado e otimizado para os chatbots. Assim como dos fluxos de comunicação;
  • Análise, mensuração e apresentação dos resultados.

Por fim, acesse o site da nossa empresa, a Agência To Talk. Obtenha todos os recursos citados acima. Dessa forma, agora você sabe como escolher a plataforma de Chatbot com facilidade. Logo, isso garantirá que seja a melhor para o seu negócio.

 

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