O que é marketing conversacional e porque ele é importante para a empresa

O marketing conversacional é fundamental para empresas ou profissionais liberais que desejam escalabilidade. Ou seja, aumentar sua força de vendas com menor custo operacional. Como existem dias em que o volume de contatos é muito alto, a inserção de um bot torna-se primordial. Ele vai guiar os clientes e oferecer um atendimento de qualidade.

Mas afinal, o que é um Bot, ou Chatbot? Um chatbot é um assistente virtual para conversar. Ou seja, o cliente entra em contato pelo WhatsApp, site ou redes sociais e “conversa” com a ferramenta. Isso pode significar um ganho de tempo muito grande para a equipe de vendas. Afinal, o comprador percorre todo um caminho até a finalização. Sem a necessidade de um atendente físico. Há também casos de atendimento híbrido. Nesse caso, o Bot coleta as informações principais para “adiantar” e o atendente humano apenas finaliza a conversa.

Isso é um sucesso quando olhamos o processo comercial como um todo. Seu time ganha tempo para focar em outros assuntos. O bot trabalha 24 horas por dia sem onerar sua operação.

Com a correria do dia a dia, o cenário fica cada vez mais imediatista. Os consumidores querem uma resposta rápida no menor tempo possível. Por isso o chatbot tem ganhado cada vez mais destaque. Dessa forma, a meta do nosso artigo é mostrar o que é o marketing conversacional e criar um link com essa ferramenta. Descubra agora!

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O que é marketing conversacional?

O marketing conversacional agrega valor nas conversas. Ele ressalta a importância que elas têm para o processo de vendas. Assim, algumas perguntas realizadas pelos clientes com mais frequência recebem respostas automatizadas. Ganhe tempo. Sua empresa conseguirá melhores resultados com o marketing de conversa.

O recurso humaniza o atendimento. Afinal, todo o processo é elaborado de acordo com as necessidades dos clientes. Ele traz um ganho de tempo muito interessante para as vendas. O cliente não precisa ficar horas tentando resolver problemas em sites ou mesmo nos apps.

O chatbot é totalmente personalizável. Fica a seu critério definir respostas mais humanizadas para as perguntas. Lembre-se: por ser adaptável, é possível programar uma linguagem mais afetiva para ser trabalhada. Escolha a que mais se enquadra à sua operação.

As conversas são iniciadas na hora que o cliente deseja. Assim, ele sente-se assistido durante toda a jornada de compra. A probabilidade de comprar um produto aumenta. Todo esse processo traz confiança e autenticidade para esta relação.

Com o marketing de conversa, a sua empresa está disponível por mais tempo para o cliente. Ao invés de preencher um formulário frio e arcaico, o cliente inicia uma conversa e tem as suas solicitações respondidas em tempo real. Isso gera muito mais resultados.

O marketing conversacional pode ser aplicado em sites, aplicativos e em todas as plataformas de comunicação on-line disponíveis. Em outras palavras, ele melhora a comunicação da sua empresa e o serviço prestado.

Explorar as conversas é o segredo

O marketing de conversa muda paradigmas. Um deles é o de não ter apenas o foco nos produtos a venda em determinados momentos da jornada de compra. Enxergue as necessidades dos clientes e sane-as. A conversa existe para isso.

O cliente quer comprar e não dispõe de tanto tempo. Seja rápido e utilize o marketing conversacional para trazer agilidade. Ao atender as necessidades, o comprador enxerga a empresa como única. Ele sente que é acompanhado.

Agora você entende o que é o marketing de conversa e nota a importância que tem para o cliente. Conheça agora o diferencial que ele faz para a sua empresa. Afinal, destacar-se da concorrência é mais fácil por meio dessa ferramenta. Essa solução veio para revolucionar o mercado.

Por que a sua empresa deve utilizar o marketing conversacional?

Coloque-se no lugar do seu cliente e imagine o envio de uma mensagem para o WhatsApp de um site para comprar algo. A dúvida é para concretizar a compra é pequena. Entretanto, você pesquisou no site e não encontrou a solução. O que fazer?

Em primeiro lugar, esse cenário acontece todo dia e aponta dois caminhos para o comprador:

  1. Arriscar e comprar;
  2. Seguir pesquisando até encontrar a resposta ou desistir.

No entanto, o uso do marketing conversacional leva à outra opção: o uso de um chatbot. Esse é um ponto importante a ser considerado.

Essa ferramenta beneficia a empresa. Ela traz vários benefícios e melhora ainda mais o processo de venda. Desse modo, confira abaixo cinco motivos para utilizar o chatbot a partir de agora.

Conversar simultaneamente com os seus clientes

As vendas acontecem 24 horas por dia. Ou seja, dúvidas acontecem e a empresa deve atendê-las. Caso não atenda, a concorrência pode fazer uma venda e a longo prazo é um fator muito prejudicial a continuidade do seu negócio.

O mais importante é manter um canal de comunicação aberto e disponível. Cada dúvida tem a sua respectiva solução. Embora pareça algo complicado, você pode usar robôs conversáveis para conversar com esses clientes.

O contato humano não é substituído. Ele apenas fica reservado para determinados momentos em que o robô não é mais necessário. Além disso, a nossa agência entende as perguntas mais comuns para a sua empresa e te auxilia a escolher o chatbot mais indicado, além de uma linguagem que faça seus clientes se sentirem acolhidos. Entretanto, é importante que você participe de todas as etapas do processo.

Acha que é muito complicado usar ele? Fique calmo, pois a nossa equipe te treina e ensina todos os passos para usufruir do potencial máximo da ferramenta. A sua participação é fundamental para personalizar o bot. Sendo assim, é um trabalho conjunto.

O robô responde várias mensagens ao mesmo tempo

Tem sempre aquele dia que muitas mensagens chegam e o atendente não consegue responder todas as solicitações. Por outro lado, um chatbot responde inúmeras dúvidas, o número pode chegar a milhares de pessoas. Sendo assim, sua operação pode escalar. Afinal, você terá um colaborador – o chatbot – que irá trabalhar todos os dias, 24 horas. Esse é um dos maiores benefícios do uso da ferramenta.

O cliente envia uma mensagem, o robô responde e o marketing conversacional é realizado. Tudo com rapidez e eficiência. Você definiu as perguntas mais comuns para o robô e ele encaminhou as respostas de acordo com a solicitação. Dessa forma, o ideal é personalizar de maneira assertiva. Configure de acordo com suas necessidades. Assim você conseguirá converter muito mais.

Alinhado ao ambiente on-line

O marketing de conversa não tem o foco apenas em capturar leads ou na venda. Todo o processo é melhorado. Entretanto, a conversa é iniciada apenas se existir interesse na compra e por isso a sua qualidade de conversão aumenta.

Uma das principais vantagens é eliminar os formulários de contato. Por exemplo: o cliente envia uma mensagem e o robô explica os passos. Isso aumenta a chance de converter o interesse em compra.

Customizado e personalizado para a sua empresa

Cada conversa é personalizada para melhor atender a sua empresa, como citado anteriormente. Os dados são estudados e a nossa empresa entende quais são as mensagens mais comuns. O passo seguinte é determinar a resposta.

A configuração de uma resposta automática é definida ao seu lado. Posteriormente testes são realizados. Afinal, um “olá” seguido pelo nome do cliente é diferente e inicia uma conversa em um tom menos robotizado.

Aponta caminhos para melhorar o produto ou serviço da sua empresa

Por fim, o marketing conversacional possibilita um feedback dos clientes praticamente em tempo real. Dessa forma, se muitas solicitações da mesma coisa acontecem, a empresa pode usar essas informações para diminuir esse tipo de dúvida. Sendo assim, o uso dele é indispensável.

Por exemplo: vários clientes enviam mensagem perguntando se podem fazer compras pagando em dois cartões. Em seguida, a empresa insere nos anúncios que o pagamento pode ser realizado em até dois cartões.

 

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