Chatbot: O que é bot, como funciona e como criar um para a sua empresa

Chatbot o que é? Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem, por não compreenderem muito bem do que se trata. Com certeza, você já teve interação com um atendimento personalizado de alguma empresa, seja pelo Whatsapp ou Chat. Geralmente são perguntas prontas que te ajudam no atendimento.

É essa tecnologia que chamamos de Chatbot. A cada dia, mais empresas estão investindo em um atendimento personalizado online. Afinal, o público deseja algo mais rápido, simples e prático. E investir nesse tipo de tecnologia no atendimento faz toda a diferença.

Se você quer entender melhor como funciona o Chatbot WhatsApp e como criar para a sua empresa, podemos ajudar! Aqui neste artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Assim, você irá compreender melhor as vantagens que esse tipo de tecnologia pode oferecer para a sua empresa.

A revolução do Chatbot no Marketing digital

A ideia do chatbot é mais antiga do que você pode imaginar. Na verdade, muito do que existe hoje começou tendo como base o livro escrito por Isaac Asimov (Eu, Robô). Depois, outro nome importante deu o primeiro passo e criou o primeiro Chatbot, o cientista da computação Joseph Weizenbaum.

O software Eliza foi o primeiro chatbot criado a simular a interação humana. sua criação foi na época de 60 e desde então, muitos outros vieram para melhorar essa tecnologia. Atualmente, os chatbots mais conhecidos são: Siri Assistente virtual, Google Now Assistente Virtual e Alexa.

Claro que existem muitos outros, afinal, com a evolução da tecnologia sempre aparecem novidades nesse ramo. Como por exemplo, os chatbots do Messenger. Essa é uma tecnologia onde robôs que conversam. Eles têm diversos objetivos e são considerados uma revolução no marketing. Você pode encontrar chatbots em lugares como:

  • sites;
  • atendimento no WhatsApp;
  • aplicativos de troca de mensagens;
  • plataformas digitais.

 

Pesquisas revelam que a tendência do uso de chatbots é de aumentar. Afinal, o comportamento do consumidor mudou e muito mais pessoas estão interagindo por aplicativos de mensagens. A interação com robôs inteligentes está cada vez maior e isso só tem a proporcionar muitos benefícios.

Conforme a evolução tecnológica vem acontecendo, mais empresas estão atentas à experiência do consumidor. E o atendimento tem um papel fundamental nessa jornada. Por isso, o bot foi criado para contribuir com um atendimento melhorado e agilizar o processo.

Entenda como funciona essa tecnologia

O Chatbot para que realmente funcione, precisa contar com 3 partes essenciais: o próprio software, o canal e o conteúdo. O software é o que vai receber a programação das regras da conversa, o canal pode ser o Telegram por exemplo e o conteúdo são as mensagens.

Diferente do que muitos pensam, um bot não precisa funcionar com inteligência artificial. Sendo assim, ele pode funcionar através de 3 maneiras diferentes, como:

  • Através de respostas pré-determinadas (O bot é baseado em regras);
  • Inteligência Artificial – Através dessa tecnologia o bot aprende com as respostas dos usuários;
  • E pode funcionar de maneira híbrida, onde ele funciona à base de regras mas também com inteligência artificial.

Então, vejamos um exemplo: Você manda mensagem para o WhatsApp de uma loja para acompanhar a entrega do seu pedido. Quando você entra em contato aparece algumas opções e você seleciona “Acompanhar pedido”. A partir daí o bot pode “conversar” com você para tirar todas as suas dúvidas.

Chatbot é só para o WhatsApp?

Talvez você já tenha imaginado que o Chatbot WhatsApp Business era a única opção para ter essa troca de mensagens. Mas como já deu para perceber, não é apenas o WhatsApp que conta com esse tipo de tecnologia. Lembrando que é possível utilizar o bot somente para o WhatsApp Business e não para contas normais.

Além do WhatsApp, você pode usar um bot em:

  • sites;
  • sistemas de call center;
  • Telegram;
  • no Messenger do Facebook;
  • lojas virtuais;
  • chats

 

Sendo assim, cabe a você verificar qual a melhor opção para a sua empresa. Muitas empresas usam em sua estratégia de Marketing de vendas o bot no Messenger e Whatsapp. Pois elas ajudam a agilizar o atendimento e até mesmo a ofertar produtos.

Veja como implementar essa tecnologia na sua empresa

Agora, chegamos em uma parte muito importante que é compreender como isso pode funcionar para uma empresa. Em primeiro lugar, é preciso compreender para o que vai servir o bot, ou seja, qual o seu propósito. Um chatbot pode ajudar em algumas áreas, por exemplo:

  • marketing;
  • vendas;
  • atendimento;
  • realização de pesquisas;

 

Depois de definido qual ou quais objetivos terá o seu bot, escolha uma empresa que trabalhe com esse software. Assim, você conta com todo o suporte para a elaboração das perguntas e programação do bot.

É importante entender que o chatbot pode ser usado em várias áreas, ou seja, você não precisa focar apenas em uma. Em questão de marketing, é possível utilizar um bot para captação e qualificação de leads. 

Se por acaso você quiser fazer uma pesquisa e não ter um custo muito alto, basta usar o chatbot. Você pode fazer uma pesquisa com seus próprios clientes por meio do aplicativo da sua empresa, por exemplo. 

Um exemplo de chatbot que vale mencionar é o do próprio Uber. Você precisa fazer uma viagem, mas não tem o aplicativo? Isso não é um problema, basta você mandar uma mensagem no Messenger da empresa. Você envia o endereço e um motorista vem te buscar, assim do mesmo jeito que funciona no app.

Quais são as principais vantagens que o Chatbot pode oferecer para a sua empresa?

Você já pode entender o que é Chatbot, mas é importante saber também quais são as suas principais vantagens. Afinal, ele serve somente para ter um bom atendimento? Acredite, ele vai muito mais além do que você imagina. 

Cada vez mais as empresas estão apostando nessa tecnologia, pois registram melhorias em vários setores. Veja a seguir, quais são as principais vantagens de ter um bot no seu negócio.

Redução de custo:

Uma das vantagens é que ter um bot é barato. Além disso, um chatbot pode funcionar 24 horas por dia, então, não é necessário ter uma equipe trabalhando nesse mesmo período. 

 

Clientes mais que satisfeitos:

O comportamento do consumidor mudou e com isso veio o desejo de atendimentos mais rápidos e simples. Ou seja, quanto menos burocracia, melhor! Essa tecnologia ajuda a tornar o atendimento mais rápido e prático, o que melhora consideravelmente a experiência do consumidor e sua satisfação.

Enfim, essas são algumas vantagens. Mas os bots também ajudam com a otimização de processos, além de ser um canal de atendimento alternativo. Assim, a sua empresa se torna um referencial importante no mercado.

 

Atendimento simultâneo:

Outra vantagem bem interessante é a capacidade do chatbot dialogar com várias pessoas ao mesmo tempo. Assim, não é preciso deixar os clientes esperando por muito tempo para serem atendidos.

 

Experiência envolvente:

Só porque a interação é com um robô, não significa que a experiência do cliente não pode ser envolvente. Através de algumas técnicas de UX é possível envolver e engajar o seu público, tornando a experiência melhor do que imagina!

 

Essa tecnologia significa que o atendimento humano vai acabar?

Falar de inteligência artificial e no avanço da tecnologia causa uma certa preocupação nas pessoas. Afinal, se um bot deixa o atendimento mais rápido, então quer dizer que os humanos não serão necessários no atendimento? Se você pensa assim, fique tranquilo pois a resposta é não!

Embora o bot tenha muitas vantagens e pode até ajudar na diminuição de custo de equipe, o trabalho humano ainda é fundamental. Sendo assim, o chatbot ajuda a oferecer um atendimento melhor e mais completo. O atendimento não é algo sem sentido, mas necessita ser envolvente e satisfazer o cliente.

Conclusão

O uso do chatbot tem um papel fundamental no que chamamos de marketing de conversa. Onde se tem um objetivo de criar uma conexão com o público através do diálogo. 

Por isso, essa é uma tecnologia que tem tendência de crescer cada vez mais! Você pode perceber isso, com o aumento de pessoas adquirindo a Alexa, por exemplo. O consumidor mudou e a mente está mais aberta para esse tipo de interação. Afinal, ela traz grandes benefícios para o dia a dia.

 

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário