Como o marketing de conversa ajuda negócios locais a saírem da crise

O marketing de conversa é um conceito fácil de entender, pois traz na própria expressão a síntese do que representa. Trata-se de apostar em um bom papo, mas o segredo é o conteúdo e as informações tratadas nas conversas.

O Marketing conversacional nada mais é do que uma estratégia baseada em diálogos reais e personalizados. Portanto, você cria e mantém relacionamentos duradouros com o cliente, a sua empresa beneficia-se deste recurso.

O conceito de marketing de conversa não é antigo, a forma como você pode aplicar no seu negócio é algo novo. Dessa forma, caso não saiba o que significa o marketing conversacional, confira esse texto do nosso blog sobre o assunto.

Por que o marketing de conversa ajuda os negócios locais a saírem da crise?

Imagine um cliente que entra em uma loja de informática e deseja adquirir um computador para o seu filho jogar. Em seguida, faz várias perguntas sobre os componentes e a configuração, o vendedor responde as dúvidas.

Agora, pense no cenário descrito acima e responda: como ter as mesmas dúvidas tiradas em uma compra pela internet? Certamente que a resposta é perguntando, porém nem sempre o site responde às perguntas com rapidez.

O marketing de conversa nada mais é do que trazer a situação de tirar dúvidas de uma venda pessoal para o ambiente on-line. Em outras palavras, é disponibilizar um atendimento ágil e personalizado para os clientes.

A crise está instaurada e o Brasil vive dilemas econômicos, políticos e o ambiente de negócios requer soluções inovadoras. Assim, confira abaixo as razões pelas quais o marketing conversacional tem ajudado os negócios locais a lucrar.

Os clientes se conectam a empresa com maior rapidez

Responda com sinceridade: quantas coisas para comprar você pesquisa e fecha a compra pelo seu celular? Se você soubesse que 87% das pessoas também compram dessa maneira, seria possível acreditar?

Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o cenário atual é o citado no parágrafo acima e demonstra um crescimento de 20% em relação a 2019.

É normal perguntar-se qual a ligação que o smartphone tem com o marketing de conversa, a resposta, no entanto, é simples: os canais de comunicação foram criados para serem utilizados até mesmo pelo celular.

O cliente entra em contato com a sua empresa e envia uma dúvida, o marketing conversacional permite sanar essa questão. Além disso, uma relação é criada com conexão para o cliente e não é preciso ter uma pessoa só para isso.

O chatbot facilita muito o trabalho

Várias empresas contratam um colaborador apenas para tirar dúvidas pelo WhatsApp e acreditam que é o bastante. Entretanto, o que acontece se mais de 20 clientes enviarem mensagens ao mesmo tempo?

É humanamente impossível responder a todas, é por isso que um chatbot facilita o trabalho. Afinal, por meio dele as respostas são em tempo real e sem limite de solicitações, não é à toa que grandes empresas utilizam esse recurso.

É frequente ter dúvidas sobre como as respostas são automáticas, o segredo está no fato de você ser o responsável por defini-las. Por outro lado, isso é assunto para a próxima vantagem, mas um spoiler é sempre bem-vindo.

Personalizado para a sua empresa e de acordo com os seus clientes

O chatbot é um grande facilitador, porém o principal benefício dele é a personalização da ferramenta. Nesse cenário, a empresa define quais são as perguntas que os clientes fazem com mais frequência e encaminha as respostas.

Por exemplo: a sua loja vende roupas e recebe inúmeras solicitações sobre tamanhos das peças. O chatbot possibilita que crie uma saudação para o contato e encaminhe as opções de perguntas, o cliente vai conversando com o robô.

A personalização não acontece de qualquer forma, a nossa empresa estuda o seu caso e as conversas mais frequentes. Em seguida, orienta na escolha da melhor ferramenta e oferece um guia completo para a usar melhor o chatbot.

Traz muitos insights sobre o cliente

Utilizando a loja de roupas como exemplo e considerando as perguntas sobre os tamanhos, um insight já é dado: melhorar o anúncio. O gestor viu que precisa otimizar o guia de tamanhos para não perder as vendas por conta disso.

Os clientes não pesquisam o produto apenas em loja e sim em várias, quem criar conexão com ele primeiro faz a venda. Contudo, como conseguir vender se o anúncio não possui as informações claras sobre tamanhos?

É nisso que está o insight, detalhe: com o uso do chatbot e o marketing de conversa, muitas ideias surgem. O processo de análise das conversas é o grande responsável por identificar pontos a melhorar e trabalhar em cima deles.

O marketing de conversa aumenta o engajamento

O marketing conversacional ainda traz outro benefício: o aumento do engajamento no seu produto ou serviço. Por meio de uma conversa, que o cliente inicia, e respostas rápidas, a pessoa sente que a empresa dá atenção para ela.

Esse acompanhamento na jornada de compra, bem como nas vendas é crucial para melhorar a experiência do usuário. Ao mesmo tempo, é uma maneira de diferenciar-se da concorrência e ter um cliente engajado por sentir-se único.

Uma dúvida nem sempre é só algo que não foi entendido, talvez ali contenha uma oportunidade de compra. A grande questão é que a empresa deve enxergar assim e por isso que o uso do marketing de conversa possibilita ter essa visão.

Marketing de conversa: A base está nas relações humanas

Já ouviu essa expressão: “Pessoas compram de pessoas”? Embora seja um clichê de vários vendedores, uma coisa não dá para negar: é verdade. A base deve ser a relação humana, todo o processo precisa ser dessa forma.

O uso de um chatbot é importante, pois possibilita inseri-lo nas suas redes sociais e no WhatsApp. Com o serviço que a nossa empresa presta, você tem acesso a um estudo detalhado sobre as dúvidas mais comuns para o seu caso.

Um treinamento com tudo sobre chatbot é enviado pela nossa equipe para você. Por fim, o marketing de conversa tem feito várias empresas saírem da crise porque os clientes têm atenção 24 horas por dia e 7 dias por semana, o uso correto da ferramenta melhora algumas falhas e dá um feedback em tempo real.

É ideal conhecer o marketing de conversa. Você deve aplicar as estratégias na sua empresa, caso queira escalar e se destacar no mercado.

 

Deixe um comentário